quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Paulo Ghiraldelli Jr.:


-"não sou burro"



Por Rildo Ferreira


Ao postar o artigo O MEC não pára de errar, título plageado de um artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo do Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr., utilizei de um artifício para convidar todos os meus contatos para visitarem o blog e, se desejassem, postassem comentários a respeito do assunto. A estratégia utilizada foi lançar mão de um recurso de marketing e postar uma frase, um parágrafo, que chamasse a atenção do meu destinatário para o assunto do blog. Isto foi feito e a mensagem do meu e-mail convite foi a seguinte:

  • Olá. Acabo de postar um artigo abrindo um diálogo sobre o texto do filósofo Paulo Ghiraldelli e digo: "À primeira vista, me pareceu que o nobre educador e filósofo sofre da “síndrome do desejo de que tudo dê errado” no que está proposto." Que tal passar por lá, ler todo o texto e dar a sua opinião?
    www.pedagogosdofuturo.blogspot.com

Notem que utilizei um fragmento de um artigo, cuidando em deixar claro que o assunto estava inconcluso. Ou seja, ao dizer “à primeira vista”, como se dissesse “minha primeira impressão”, deixei claro haver uma “segunda vista” ou uma “segunda impressão”, devendo o leitor curioso visitar o blog para saber qual opinião denotava o convite.

Acontece que recebi vários e-mails, alguns insultavam-me como querendo dizer: Que ousadia a sua questionar um filósofo do calibre de Paulo Ghiraldelli Jr.! Outros concordavam comigo e outros se limitaram falar mal do governo federal. Pedi a todos que postassem comentários no blog clicando no link Comentários no final do artigo. É livre e não vou censurar quem quer que seja ou o que quer que diga. Mas o e-mail resposta do Filósofo de São Paulo me chamou atenção. Respondeu-me ele:

  • Rildo, análise não é desejo e, no meu caso, seria mais lucrativo se desse tudo certo, uma vez que vivo do que escrevo e, se tudo der errado, o número de leitores vai diminuir muito. Mas não sou burro, aos 50 anos de idade, sei que o Fernando está no caminho errado. E tenho dito isso para ele, inclusive por escrito, dado que sou um tipo de "Ombudsman" do PDE.
    Paulo

Ora, senhoras e senhores; ao meu ver, o educador e filósofo não visitou o blog. Disso eu concluí que minha estratégia de marketing não funcionou, pelo menos não com ele. Sim, porque no texto O MEC não pára de errar essa minha “primeira vista” deu lugar à outra, logo, deixou de ser parecer a mim que o filósofo sofre da síndrome do desejo de que tudo dê errado. Eu quis dizer com isto que o meu diagnóstico inicial estava errado e, portanto, meu diagnóstico final foi outro.

Quanto à sua afirmação de que “não é burro” não tenho dúvida disto. E jamais tentei dizer isto no que escrevi ou escrevo. No texto O MEC não pára de errar faço uma análise da análise que ele faz sobre o PDE, no que tenho todo o direito de discordar dele, embora em alguns pontos estamos de pleno acordo, fazendo ver que o seu modo de ver o PDE é diferente do meu. Ora, Mazzotti e Oliveira* (2002) ao dissertar sobre rigor conceitual dizem que este varia segundo as necessidades internas dos grupos sociais e que o raciocínio dialético lida com polêmica, com conflito e com o próprio pensar. citam Perelman que disse que “todas as razões que se fornecem a favor de uma tese, é o índice de uma dúvida, de que as teses que nos encontramos a defender obrigatoriamente não parecem acima de qualquer contestação. Querendo funda-las, arriscamo-nos a pertubá-las.”

Com efeito, aqueles que vêem no governo federal “todo o mal do mundo” hão de critica-lo independente dos resultados obtidos. É o que estamos vendo todos os dias nas páginas dos jornais, nos telejornais e em algumas emissoras de rádio. No caso do nobre educador Ghiraldelli ele não vê no governo federal “todo o mal do mundo” mas já condenou ao fracasso o Programa de Desenvolvimento da Educação apresentado pelo ministro Fernando Haddad. Eu, por minha vez, acredito que pode dar certo mesmo sabendo que muita coisa podia ser melhor.

Para finalizar, ele se anunciou como o “ombudsman” do PDE, com estreita relação com o ministro Haddad. Ombudsman é uma palavra sueca que significa representante do cidadão. Designa, nos países escandinavos, o ouvidor-geral -função pública criada para canalizar problemas e reclamações da população (Folha on-line). Não sei se esta é a função do nobre educador. De qualquer maneira eu questiono: onde estava o “ombudsman” quando na elaboração do projeto e quais foram as razões para que o filósofo de Sampa pudesse concluir que o que está sendo apresentado não vai funcionar? Por que não vai dar certo? Eu, pessoalmente, fiquei com uma brutal dúvida sobre o que venha a ser o ombudsman neste caso e muito curioso para saber quais argumentos fundamentam a ilação de Paulo Ghiraldelli Jr.



___________________________________________________________________
(*)
Mazzotti, Tarso Bonilha; Oliveira, Renato José de. Ciências da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. [Coleção: o que você precisa saber sobre...]




5 comentários:

Anônimo disse...

rildo tive uma discursão feia com meu professor de filosofia sobre esse tal de giraldelli. po, o cara adora o serra. so não entendi porque ele eh o ombusman do PDE. essa cara tenta reproduzir o sistema que esta aí. ele faz parte daquilo que o saviani disse: critico reprodutivista.

altohama disse...

Desculpe o abuso. É só para registar o prazer que foi visitar este espaço onde o poder das ideias vale mais do que as ideias de poder.

Um abraço do,

Alto Hama

tiger disse...

Foi uma surpresa gratificante visitar este blog. Concordando ou não, o que importa é o debate. Isso tudo nos leva a acreditar no emaranhado de 'pegadinhas' que a língua portuguesa proporciona. As vezes, o que a gente diz nem sempre é compreendido como a gente quer que seja compreendido. O filósofo perdeu uma boa oportunidade de aprofundar o debate. Quem sabe ele não nos convencia.
Valeu!

Menina Virgem disse...

Você é uma pessoa sem informaçao. Ataca o filósofo Paulo Ghiraldelli. Quem é você? Um desconhecido. E aí cita livros de Mazzotti. Você não sabia que os livros que cita são de uma coleçao montada pelo filósofo Paulo Ghiraldelli! Como vê, fugiu do lobo e caiu na toca dele por ser ignorante!

bLOgDoRiLdO disse...

Menina Virgem,
Não sei se vc é homem ou mulher porque sua identificação é efêmera.
Você acha que eu citei Mazaotti e Oliveira porquê? Ora, minha intenção é combater o mal com o próprio veneno.