Contribuição para um debate sobre a Violência Simbólica do Estado de Educação Acadêmica
Rildo Ferreira

Outro motivo de reclamação deve ser atribuído aos trabalhos acadêmicos que precisam seguir as normas ABNT “mas eles só pedem. Não nos explicam que norma é essa. Essas dificuldades podem leva-lo à desistência e isto é uma dicotomia entre o discurso e a prática educativa”, disse o aluno concluindo que o primeiro período para o educando é fundamental para faze-lo permanecer na faculdade.
Com base nesse apanhado de informações argumentamos, então, algumas das necessidades importantes para um calouro no primeiro período de faculdade para a maioria dos cursos:
i) Português Interpretativo: que trata da interpretação e emprego dos termos comuns na linguagem acadêmica. Dialética, paradigma, epistemologia, entre outros, não só saber o significado mas exercitar o seu emprego diante da necessidade da construção de um texto ou discurso.
ii) Normas Técnicas para Trabalhos Acadêmicos: conhecer e aplicar as Normas Técnicas na apresentação dos trabalhos acadêmicos.
iii) Informática Aplicada na Educação: Além do conhecimento da utilização dos recursos para emprego na educação formadora, aprendizado quanto a utilização dos recursos tecnológicos para apresentação dos trabalhos acadêmicos.
iv) Técnicas de Pesquisa, Construção de Resumos, Resenhas e Fichamento: construir o saber da utilização desses métodos para a formação acadêmica.
v) Técnicas de Leitura: importante para o desinibir o aluno quando convidado a participar da construção do saber.
Sem esses conhecimentos básicos, alunos e alunas com perfil menos lapidado tendem a se sentirem menos inteligentes e consideram o mundo universitário para quem possui vocação. Logo, a tendência é o abatimento e, conseqüentemente, o abandono.
Um comentário:
Aê, Rildo
Num é só isso não, cara. Tem muita coisa na facul que desanima o cara. Preconceito, professores que apostam na sua desistência ou trabalham para reprovar voce se for de escola publica. Vc tá certo.
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