domingo, 11 de novembro de 2007

As dificuldades do calouro na universidade

Contribuição para um debate sobre a Violência Simbólica do Estado de Educação Acadêmica
Rildo Ferreira




O impacto entre as culturas e o paradigma de ensino universitário para o calouro intróito na faculdade é muito grande. Os alunos concluintes do ensino de segundo grau não foram devidamente preparados para o enfrentamento do ensino acadêmico e grande parte fica desestimulado em virtude das diferenças encontradas. Os educadores, por sua vez, atuam como se ministrassem aulas para graduados experimentados com o mundo acadêmico. Alguns alunos reclamam de termos nunca antes ouvidos por eles e que fazem parte do cotidiano dos educadores que transmitem isso como se fosse muito comum nas ruas da cidade. Dialética e paradigma são as duas palavras mais utilizadas como exemplo para mostrar as dificuldades encontradas. “Eles falam isso como se isso fizesse parte do nosso vocabulário no dia-a-dia”, reclama um aluno de Pedagogia da Estácio de Sá, no Méier.
Outro motivo de reclamação deve ser atribuído aos trabalhos acadêmicos que precisam seguir as normas ABNT “mas eles só pedem. Não nos explicam que norma é essa. Essas dificuldades podem leva-lo à desistência e isto é uma dicotomia entre o discurso e a prática educativa”, disse o aluno concluindo que o primeiro período para o educando é fundamental para faze-lo permanecer na faculdade.
Com base nesse apanhado de informações argumentamos, então, algumas das necessidades importantes para um calouro no primeiro período de faculdade para a maioria dos cursos:
i) Português Interpretativo: que trata da interpretação e emprego dos termos comuns na linguagem acadêmica. Dialética, paradigma, epistemologia, entre outros, não só saber o significado mas exercitar o seu emprego diante da necessidade da construção de um texto ou discurso.
ii) Normas Técnicas para Trabalhos Acadêmicos: conhecer e aplicar as Normas Técnicas na apresentação dos trabalhos acadêmicos.
iii) Informática Aplicada na Educação: Além do conhecimento da utilização dos recursos para emprego na educação formadora, aprendizado quanto a utilização dos recursos tecnológicos para apresentação dos trabalhos acadêmicos.
iv) Técnicas de Pesquisa, Construção de Resumos, Resenhas e Fichamento: construir o saber da utilização desses métodos para a formação acadêmica.
v) Técnicas de Leitura: importante para o desinibir o aluno quando convidado a participar da construção do saber.
Sem esses conhecimentos básicos, alunos e alunas com perfil menos lapidado tendem a se sentirem menos inteligentes e consideram o mundo universitário para quem possui vocação. Logo, a tendência é o abatimento e, conseqüentemente, o abandono.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aê, Rildo
Num é só isso não, cara. Tem muita coisa na facul que desanima o cara. Preconceito, professores que apostam na sua desistência ou trabalham para reprovar voce se for de escola publica. Vc tá certo.