sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Crise da razão?

Por Rildo Ferreira



Em 19/02/08, Paulo Ghiraldelli escreveu: "...qual a razão de ainda termos intelectuais e políticos, em nosso país, e até mesmo no governo, que falam de Cuba como se estivessem falando do Paraíso? Simples desinformação? Miopia ideológica misturada a algum tipo de esquizofrenia? Ou apenas oportunismo, para manter bases eleitorais que ainda possam existir em grupos estudantis?"

Lendo esta análise do filósofo de São Paulo, fiquei pensando em qual das alternativas acima o arquiteto Oscar Niemeyer se enquadra. Será que depois de todo o esforço dispensado para fazer deste país um lugar mais justo, mais humano o cara ficou desinformado? Será que o seu centenário de vida o deixou míope e esquizofrênico? Será um oportunismo para ainda explorar eleitoralmente grupos estudantis? Estou em dúvidas.

Pensava que o nosso ícone da arquitetura, reconhecido mundialmente por seu imenso trabalho artístico e filosófico em sua área de conhecimento considerava CUBA por ser uma ilha que não se rendeu ao capitalismo que esgarça as diferenças, corrompe famílias e vidas, manipulam idéias e destroem sonhos para promover uma política onde não há meninos mendigando nas ruas, onde a educação é gratuita e universal, levando o jovem das séries inicias à universidade, garantindo a todos um sistema de saúde reconhecido mundialmente e resistindo bravamente contra as investidas norte-americanas.

Eu pensava que um intelectual do nível de Niemeyer não defendia um sistema ditatorial (Não só em Cuba como em qualquer país do mundo) para estar do lado de um sistema onde as pessoas são humanas e não números, apesar de todo o trabalho que o capitalismo fez para corromper os cubanos, limitando o direito de Cuba interagir com o resto do mundo. Com as palavras do filósofo de São Paulo, minhas interrogações aumentaram e minha curiosidade também. O que leva intelectuais e políticos, em nosso país, falar de Cuba como se fosse um lugar tranqüilo para se viver?

Um outro filósofo a quem conheço apenas pelo nome de Gustavo respondendo à esse artigo disse "Além disso, Niemeyer não é um "grande intelectual"". Ora, eis que agora estou em dúvidas sobre o que vem a ser intelectual. Seriam filósofos?

IMAGEM (EDITADA): http://www.suapesquisa.com/biografias/fidel_castro.htm ___________________________________________
PARA COMENTAR ESTE ARTIGO, CLIQUE AQUI.
PARA LER ARTIGOS POSTADOS, CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário: