sábado, 22 de dezembro de 2007

O CHICO ZONA SUL E O VELHO GUANDU

Por Rildo Ferreira (21/12/2007)

No nordeste chamam o Rio São Francisco de Velho Chico. O nosso Chico não é tão velho assim, aliás, tem uma aparência (e frequente) ótima na TV, não importa qual rede pertença. Este Chico (que é o deputado Chico Alencar-PSOL/RJ) eu o chamo de Chico Zona Sul. Um pequeno burguês com discurso revolucionário que às vezes nos soa mais como raivoso, rebelde, que revolucionário.

Eu o chamo de Chico Zona Sul pois este é o seu território circunscrito na cidade maravilhosa. Se conhece alguma coisa de outra região, deve ser aquelas que se avizinham a Zona Sul. Como a Zona Oeste no Rio de Janeiro é uma região muito populosa e que mereceu atenção especial nos últimos anos, pode ser que ele tenha visitado a região, não para conhece-la de fato, mas para dizer que lá esteve, embora essa ilação seja apenas uma teoria muito pessoal, já que não sigo os passos do deputado Rio/Brasília.

E o que o velho Guandu tem a ver com tudo isso? Que tem a ver o velho Chico nordestino com o Chico Zona Sul e com o velho Guandu? Ora, senhoras e senhores, o Chico Zona Sul apareceu ao lado do ator Osmar Prado e da atriz Letícia Sabatela , todos por detrás de uma faixa de “solidariedade” ao padreco chantagista que prefere a morte de milhares de sertanejos a dividir um pouco da água do velho Chico –que não confundam velho Chico com o Chico Zona Sul (Veja Vídeo TV-Câmara). A Hipocrisia do Chico Zona Sul é de fazer nascer cabelo na careca do Romário sem precisar de medicamentos que comprometam sua carreira por dopping. Logo o Chico Zona Sul, que por toda a sua vida bebeu água transpositada do velho Guandu e jamais se preocupou com água tratada para o povo da baixada fluminense, região onde está localizada a estação guandu de beneficiamento, tratamento e bombeamento de água para a capital Rio de Janeiro.

O velho Guandu é formado pelos rios Ribeirão das Lages; rio Piraí e Paraíba do Sul. É o mais importante do Estado considerando que ele é responsável pelo abastecimento de água para cerca de 85% dos domicílios da região metropolitana. Para a FEEMA “A ocupação urbana da bacia do rio Guandu, refletida pela tendência natural de expansão da Região Metropolitana para a Baixada Fluminense e Zona Oeste, contribui significativamente para a poluição do rio e seus afluentes, traduzidos, principalmente, pelos altos teores de coliformes fecais (termotolerantes) encontrados. ... pode-se inferir, portanto, a vulnerabilidade do sistema ETA-Guandu, e a necessidade de vigilância constante sobre a qualidade de suas águas, que atue como um sistema de detecção tanto para os lançamentos contínuos, provenientes de atividades poluidoras, quanto para ocorrências episódicas decorrentes de poluição por acidentes nas rodovias e ferrovias que margeiam o rio (FEEMA,2007).”

Com efeito senhoras e senhores. O assunto do velho Chico está na TV. Logo, o Chico Zona Sul está lá para fazer coro com os que são contra a transposição. Mas o velho Guandu, doente e precisando de ajuda, não encontra eco nos discursos do deputado carioca. Logo ele que usufrui grandemente do velho Guandu. Para melhor esclarecer o nível da enfermidade do velho guandu, vou expor aqui fragmentos do artigo de Joerson Kelman* que diz “A vazão bombeada do Rio Paraíba do Sul para o Guandu, atualmente menor do que o normal equivale a mil litros por habitante, a cada dia. Muito mais do que seria necessário (grifo meu) para abastecer toda a população (cada um de nós consome, em média, cerca de 200 litros por dia). Isto é, o volume diário retirado do Paraíba é cerca de cinco vezes o que seria estritamente necessário. Enquanto isto, o estoque de água nos reservatórios localizados nas cabeceiras do Paraíba do Sul, em território paulista, está em cerca de 14% do volume máximo (estaria vazio, não fosse a ação preventiva) (ambientebrasil, 2007).”

Ele argumenta ainda que esse estoque poderia chegar a 8% com ausência das chuvas na região e que, devido ao aumento da poluição no velho guandu, será preciso aumentar o volume de água por meio da transposição do Paraíba do Sul para o Guandu para manter a mesma concentração de poluentes. Isso entretanto não acontece e o volume de água retirado do Paraíba do Sul diminuiu provocando um aumento na concentração de poluentes no rio Guandu “fazendo com que a CEDAE gastasse mais com produtos químicos (sulfato, cal e cloro) para limpar a água. Contudo, a situação está tão difícil que a água do Guandu está perto de se tornar intratável. Portanto, poderá ocorrer racionamento não por falta de água, e sim porque ela está excessivamente suja. De onde vem tanta sujeira? Vem dos esgotos urbanos e industriais não tratados e do lixo carregado pelas chuvas para dentro dos cursos de água das bacias hidrográficas do Paraíba do Sul e do Guandu. A situação é particularmente crítica na Lagoa do Guandu, vizinha à Estação de Tratamento de Água operada pela CEDAE, onde ocorre grande proliferação de algas. Nesta lagoa desembocam os rios Dos Poços, Queimados e Ipiranga, que atravessam os municípios de Nova Iguaçu, Queimados e Japeri, carreando esgoto in natura e lixo, produzidos por 182 mil habitantes (idem).”

Vejam, senhoras e senhores. No Rio de Janeiro tem transposição de água do rio Paraíba do Sul para o velho Guandu, que por todos esses anos de vida (e não sei qual a idade do deputado) saciou a sede do Chico Zona Sul e de milhares de outros cariocas, possivelmente me incluo, e não houve um chiadinho só em benefício do velho Paraíba do Sul. O velho Guandu está, pelas palavras de Kelman, fadado a transformar-se num imenso esgotão a céu aberto e o deputado de gabinete não estende nenhuma faixa de solidariedade, de apelo pela revitalização do velho Guandu. Mas isso tem uma explicação: não há câmeras de TV por lá, nem padrecos fazendo greve de fome. Também não temos atores como Osmar Prado e atrizes como Letícia Sabatela (linda, admito) para chamarem a atenção em favor do nosso velho Guandu.

Esse assunto eu o trago em pauta para questionar o caráter oportunista do Chico Zona Sul em se tratando de transposição das águas do Rio São Francisco. Se o Chico do Rio pode beber água transpositada do Rio Paraíba do Sul para o Guandu, por que o Chico lá do sertão nordestino não pode beber água transpositada do velho Chico? O Chico Zona Sul é mais humano que o Chico nordestino do semi-árido? E se o velho Chico precisa ser revitalizado para atender as reclamações das populações ribeirinhas e merece manifestações, porque o velho Guandu não merece as mesmas atenções já que o fim é o mesmo? Será que os ribeirinhos de lá são mais humanos que a população carioca? O padreco tem um motivo: defende o próprio umbigo e outros fins ainda não conhecidos. Mas, o Chico?!!! Fora o fato de fazer disto um palanque particular, desconhece-se outro propósito. São questionáveis suas atitudes. Esta é a minha opinião.

(*) Jerson Kelman é Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas

3 comentários:

Anônimo disse...

Rildo Ferreira pertenso ao MSM Movimento dos Sem Mídia e devido à sua postagem acessei Pedagogos do Futuro.
Gostei das matérias postadas em especial ao texto sobre o Velho Chico e Chico Zona Sul.
Acredite votei no deputado Chico Alencar várias eleições, menos na última e não preciso dizer porquê.
A sua abordagem sobre a transposição é bem explicita e o nobre deputado foi infeliz quanto ao posicionamento.
Na Carta Maior tem matéria interessante do Prof. Bernardo em relação à transposição e a atitude do padreco.
Conheço parte do nordeste e se o nobre deputado conhecesse, não tomaria uma posição destas.
Continue postando no blog do Eduardo o seu conhecimento vai engrandecer todos leitores.
Visitarei este espaço com mais frequência.
Um abraço.

tiger disse...

Pois é. Tantos deputados e senadores e o velho guandu morrendo. Eu moro lá pertinho (Japeri) e vejo cada dia a água mais barrenta. Olha que minha mãe diz que já tirou água de balde de lá pra beber numa época em que não havia filtro, geladeira, essas coisas...
O guandu tá precisando urgente de uma revitalização. Qual o deputado vai se pronunciar a respeito?

Pedagogos do Futuro disse...

Eduardo Guimarães, grande líder.
No dia em que aconteceu a reunião do MSM no RJ, estava preparando o PED do PT em minha cidade. Ficou para uma outra oportunidade.
Um grande abraço de seu admirador.
Rildo Ferreira