quarta-feira, 31 de outubro de 2007

MenSaGEnS sUBlimiNArES


Pessoal, eu não vi (no horário estou em aula), mas ouvi e li tantos comentários que resolvi postar uma opinião a respeito. Primeiro, quero dizer que minhas conclusões se dão em razão do que ouvi e li a respeito e não porque vi.
Trata-se da novela 2 caras exibida pela Rede Globo no capítulo do último dia 29/10 quando um personagem expressa uma visão capitalista sobre o sistema educacional brasileiro. Este personagem, pelo que ouvi, transmite uma mensagem de que o Estado brasileiro não possui competência técnica para a formação educacional de seus cidadãos.
Ora, a mensagem, ao meu ver, não é subliminar. Ao contrário, é claríssima e expressa uma opinião do autor da novela -e também da emissora- de que a educação no Brasil precisa ser encampada pela iniciativa privada e tenta induzir o povo brasileiro a assimilar o conceito de que só o que é privado funciona como precisa funcionar.
Esse argumento é identificado por Dermeval Saviani como Teoria Crítico-reprodutivista; porque faz uma crítica ao sistema para reproduzir as desigualdades seculares deste país em desenvolvimento. Ora, quando na elaboração da Carta Magma a Igreja Católica e a iniciativa privada tentaram manter um sistema de educação onde pudessem tirar proveito do erário público.
O que o povo precisa saber é que estes aparelhos ideológicos não promoviam educação para formar o cidadão e nem era gratuito o ensino. Estes aparelhos dualizaram a educação. Aquilo que Althusser disse sobre um sistema de educação que forma o cidadão pobre para obedecer cegamente o sistema e continuar a ser mandado enquanto forma a elite para reproduzir o sistema desigual e mandar naqueles que foram formados para obedecer.
Mas este é o papel da Rede Globo. Não podemos esperar que a emissora exija educação pública e gratuita de qualidade para a grande massa mais pobre da população. O autor da novela faz exatamente aquilo que a emissora quer que ele faça, e como ele faz parte de uma elite que precisa de uma massa para ser manobrada ele reproduz aquilo que o sistema quer reproduzir.
O que nós podemos esperar é que os educadores de hoje e do futuro altere essa relação conceitual. Nós podemos fazer uma educação de qualidade mesmo que as elites não queiram e ainda que os governos operem em benefícios delas. Nós podemos e vamos fazer isso na medida em que ao identificar as mensagens explícitas ou subliminares façamos um debate claro e esclarecedor sobre as questões implícitas.